Dicas para uma boa alimentação durante a gravidez!

É comum que as mães fiquem preocupadas com a alimentação durante a gravidez para que seu bebê se desenvolva de forma saudável. Além disso, existe a preocupação com o ganho de peso, não é verdade? Se formos parar pra pensar, a alimentação da gestante na verdade deve ser nada mais nada menos do que a ideal para todos. Vamos dar algumas dicas e vocês entenderão o porquê.

Procure ter uma alimentação equilibrada e bem diversificada, dando preferência aos alimentos de origem vegetal, naturais e integrais. Feijões, cereais, legumes, verduras, frutas, castanhas, leites, carnes e ovos, tornam a refeição balanceada e saborosa. Evite ao máximo alimentos processados e ultra processados (enlatados, embutidos, macarrão instantâneo, refrigerantes, sucos artificiais, biscoitos recheados etc). Isto favorecerá a formação e o desenvolvimento adequado e saudável do seu bebê, além de ser bom para sua própria saúde.

Ao consumir carnes, retire a pele e a gordura em excessos. Evite o consumo excessivo de carne vermelha, alterne com peixe, frango, ovo ou outras fontes de proteína mais magra.

Para preparar os alimentos, evite o uso de óleos, açúcar e sal em excesso. Utilize temperos caseiros, e não os industrializados que são ricos em sódio e por isso prejudiciais a saúde.  Leia sempre os rótulos dos alimentos e prefira aqueles livres de gordura trans.

Consuma diariamente frutas, verduras e legumes da época. Eles são ricos em vitaminas e minerais, possuem poucas calorias e ajudam na prevenção da obesidade e de doenças crônicas.

Faça três refeições principais durante o dia (café da manhã, almoço e jantar), e pelo menos duas menores entre elas. Evite ficar “beliscando” e coma devagar. As refeições deverão ser feitas na mesa, sem distratores como televisão por exemplo.

Para diminuir o risco de anemia, consuma diariamente alimentos ricos em ferro (carnes, miúdos, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, folhas verde-escuras, grãos integrais, castanhas). Junto com esses alimentos, consuma frutas que sejam fontes de vitamina C, como laranja, caju, limão, acerola e goiaba. Além disso, é recomendável a ingestão de ácido fólico durante toda a gestação, e sulfato ferroso durante a gestação até o terceiro mês depois do parto.

Seguindo estas recomendações, você conseguirá manter a alimentação durante a gravidez bem equilibrada, com o ganho de peso adequado e garantindo a formação e crescimento saudável de seu filho. Claro que as condições de saúde particulares de cada mãe e cada bebê devem ser consideradas. Por isso, converse melhor com seu médico a respeito disso. Estas dicas não substituem uma consulta com o profissional capacitado.

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