Será que existe mesmo uma lista de alimentos proibidos na amamentação?

Na nossa cultura, acredita-se que vários alimentos nunca podem ser consumidos pela mãe que amamenta, porque causariam cólicas ao bebê. Porém, a boa notícia é que não existe comprovação científica de alimentos proibidos na amamentação. O que é passado para o leite materno é somente aquilo que passa para o sangue da mãe (como álcool, drogas e alguns medicamentos). – De fato, álcool e drogas são realmente contra indicados na amamentação. Já o uso de medicamentos, caso seja necessário, consulte as dicas que damos aqui. – Gases são produzidos no intestino, e por isso não passam da mãe para o bebê.

Na realidade, as cólicas e desconfortos abdominais que os bebês apresentam ocorrem devido à imaturidade gastrointestinal. Isso pode ser agravado pela pega incorreta ao seio, levando a uma ingestão excessiva de ar. Por isso é importante manter sempre a pega correta. O uso de mamadeiras e outros bicos artificiais também favorece o aumento dos gases.

Mas é claro que, se você perceber que um ou outro alimento causou maior desconforto ao bebê, o ideal é evitá-lo. O que recomendamos é que isso seja feito após experimentar. Não se prive de nenhum alimento antes de saber se fará mal ou não. É importante ressaltar que essas orientações valem para bebês que não tem alergia ou alguma intolerância alimentar. Nestes casos, procure ajuda de um nutricionista.

A maternidade já é uma fase que exige muita privação. Se privar de comer o que gosta, além de desnecessário, poderá trazer prejuízos emocionais para a mãe mais importantes do que benefícios para o bebê. Ao primeiro sinal de cólica, certamente colocarão a culpa em você e sua alimentação. Mas você não é culpada disso! Com o amadurecimento gastrointestinal as coisas tendem a melhor. Por isso, não abra mão do que gosta de comer. Sempre com bom senso, é claro!

Deixe um comentario