Como amamentar gêmeos?

A gravidez de múltiplos é cercada de vários cuidados e uma das preocupações da mãe que espera mais de um bebê é: como amamentar gêmeos?

Diversas dúvidas podem aparecer:

Vou ter leite suficiente para amamentar cada bebê? Como posso me organizar para amamentar dois ou mais bebês? E se os bebês nascerem prematuros? Não vou estar muito cansada para amamentar?

Ufa! Sabemos que são muitas as preocupações e, como consultoras em amamentação, o nosso papel é te ajudar nesse momento. Amamentar gêmeos ou múltiplos é possível!

Vamos conversar…

 

   1. Vou ter leite suficiente para cada bebê?

Muitas mães se preocupam se eles vão ter quantidade bastante de leite. Na verdade, há muito poucas mulheres, com alterações muito específicas, que não têm leite suficiente para seu bebê.

A  produção de leite funciona segundo o princípio da oferta e demanda. O corpo da mãe produz mais leite em resposta às necessidades do bebê (ou bebês), assim, com dois ou mais bebês sugando o seio, mais leite é produzido.

 

   2. Como me organizo para amamentar dois ou mais bebês?

Gêmeos podem ser amamentados separadamente ou ao mesmo tempo. Muitas mães acabam fazendo as duas coisas em diferentes momentos.

Alimentar os bebês juntos pode ser uma boa maneira de estabelecer uma abundante oferta de leite rapidamente e ajuda a economizar tempo. Mas é importante lembrar que cada bebê e mãe ainda estão aprendendo a amamentar e, no início, pode ser mais fácil reservar um tempo especial para cada um com a mãe.

Faça um quadro para te ajudar! Coloque o nome de cada filho e preencha com o horário que cada um amamentou pela ultima vez e qual mama foi ofertada. Isso te ajudará a organizar melhor essa dinâmica.

 

tabela de controle da amamentção

 

Almofadas de amamentação são muito úteis no início e principalmente quando a mãe amamenta os dois bebês de uma só vez. Com ela você poderá posicionar os bebês de várias maneiras, procurando uma postura mais confortável para todos.

 

posições como amamentar gêmeos

Nos primeiros dias, alguém pode te ajudar a posicionar o segundo filho depois que o primeiro começou a amamentar. À medida que os bebês crescem e desenvolvem o controle de cabeça, será mais fácil amamentá-los juntos, sem a ajuda de um travesseiro ou um par extra de mãos. Ainda mais tarde, as crianças serão capazes de se posicionarem sozinhas. Não tenha medo de pedir ajuda!

 

   3. E se os bebês nascerem prematuros?

Gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos, etc., são mais propensos a nascerem prematuros. Se os bebês nascem prematuramente, o corpo da mãe é tão incrível que produzirá um leite que irá suprir necessidades específicas de bebês prematuros. O leite materno reduz as chances do bebê adquirir infecções, algumas das quais podem ser particularmente graves em uma criança prematura.

Devido à prematuridade, os bebês podem precisar de alguns cuidados especiais no hospital. Caso a mãe não possa levar o bebê ao seio nesse momento, é necessário realizar a ordenha do leite materno para ser ofertado ao seu filho (relembre como fazer a retirada do leite aqui). Com isso, você estará fazendo uma valiosa contribuição para o bem-estar de seus bebês e também ajudará seu corpo a manter a produção de leite.

 

   4. Não vou estar muito cansada para amamentar?

Amamentação envolve a liberação de hormônios específicos que ajudam a mãe a se sentir relaxada. Isto é particularmente benéfico para as mães de gêmeos ou mais, que são susceptíveis a serem mais ocupadas do que outras mães. Lembre-se: é importante ter uma dieta equilibrada e descansar quando os bebês dormem.

 

mãe demonstra como amamentar gêmeos

As mães que esperam mais de um bebê nem sempre são encorajadas a considerar a amamentação, mas os gêmeos e até mesmo trigêmeos ou quadrigêmeos podem sim amamentar exclusivamente. Uma boa ideia é participar de um grupo de apoio e ter uma consultora em amamentação ao seu lado, assim você irá aumentar sua confiança e terá onde buscar suporte. No momento que aparecer uma dúvida, você saberá para onde ir.

Confiança, determinação, apoio e conhecimento são fatores importantes para que esse processo seja um sucesso. Estamos com vocês! Conheça nossos planos e agende uma consultoria em amamentação.

Deixe um comentario