Como avaliar a alimentação e sono do bebê?

Os primeiros dias após o nascimento são controlados pela alimentação e sono do bebê. Há pouco tempo, seu filho vivia dentro do útero, encolhido e envolvido pelo líquido amniótico. Pelo cordão umbilical ele recebia todo o alimento que necessitava, de forma contínua, em uma real livre demanda. Os períodos de sono também aconteciam sempre que ele necessitava. Com o nascimento, tudo muda e vocês precisam se adaptar à nova fase do desenvolvimento.

 

Ele está bem alimentado?

alimentação e sono do bebê

O ganho de peso é o mais importante na vida de seu recém-nascido, seguido pelo sono. Fazendo com que a amamentação seja fundamental para o bom desenvolvimento do bebê. Nos primeiros dias é esperado que o bebê perca um pouco de peso, mas fiquem tranquilos, na próxima semana ele recuperará cada grama perdido.

A maioria dos recém-nascidos comem a cada duas ou três horas, dia e noite. O bebê deverá ser alimentado em livre demanda, ou seja, quando e quanto ele desejar. Com o passar dos dias, ele entrará em uma rotina e as mamadas se adequarão automaticamente a horários mais fixos que no início.

 

E o sono? Ele está dormindo o suficiente?

Inicialmente, os horários de sono também não seguem uma rotina fixa. É provável que o bebê durma um total de 16 a 17 horas durante um período de 24 horas, divididas em cerca de oito “cochilos”. Até o final do primeiro mês, assim como acontece com a alimentação, o bebê pode desenvolver um certo padrão para dormir, com horários mais fixos e programados. Com o passar dos dias, o tempo de sono tende a diminuir, aumentando a interação do bebê com o meio em que vive.

Lembre-se: para reduzir o risco de morte súbita, certifique-se o seu bebê sempre durma de barriga para cima.

alimentação e sono do bebê

Com o passar dos dias, a alimentação e sono do bebê entrarão em uma rotina, a qual vocês irão se adaptar e tudo irá se encaixar harmonicamente. Em caso de dúvidas ou dificuldade para amamentar, entre em contato conosco. Conheça nossos planos e agende uma consultoria. Uma consultora Aconchego estará pronta para te ajudar

 

Deixe um comentario