Como devo retirar o leite materno?

Veja aqui algumas dicas de como retirar o leite materno

Uma dúvida muito frequente durante a consultoria é sobre como retirar o leite materno de maneira correta. Muitas vezes é necessária a realização dessa ordenha, seja para alívio, armazenamento, como técnica para aumentar a produção ou para doar, e nesse momento surgem várias perguntas.

Para diminuir essas dúvidas, apresento algumas dicas que irão ajudá-la:

1) Antes de tudo: RELAXE. Procure um ambiente tranquilo e confortável, onde você possa realizar a ordenha com calma e sem pressa.

2) Realize a higiene das mãos, use uma touca e uma máscara para não contaminar o leite.

3) Comece fazendo uma massagem no seio que será ordenhado. Essa massagem deve ser realizada com movimentos circulares em toda a mama, pois isso facilitará a saída do leite.

4) Posicione a mão, em formato de “C”, nas extremidades da aréola, com o dedo polegar na parte superior e o indicador na parte inferior, como mostrado na imagem:

Posicionamento da mão sobre a mama para retirar o leite materno

Posicionamento da mão sobre a mama para ordenha

5) Pressione a mama um pouco para trás, em direção ao tórax, ao mesmo tempo realize movimentos tentando aproximar as pontas dos dedos polegar e indicador. Repetindo esse movimento de forma rítmica, você conseguirá realizar a ordenha de forma efetiva.

6) Realize também esses movimentos em outras direções, para retirar o leite materno de outras regiões da mama.

Representação do passo a passo para retirar o leite materno

7) Nas primeiras vezes que realizamos a ordenha, é comum conseguirmos extrair apenas uma pequena quantidade de leite. Isso não é ruim e com o tempo, prática e tranquilidade, você irá realizar a ordenha de forma mais efetiva e conseguirá aumentar a quantidade de leite extraída. Fique tranquila e não desanime com a diferença “expectativa x realidade” que ocorre nas primeiras tentativas. Estamos aqui para treinar e aprender, aproveite o momento.

8) A quantidade de leite que você consegue ordenhar NÃO mede sua produção de leite. Sabemos que a sucção do bebê é muito mais efetiva para extrair o leite que a ordenha manual ou a bomba elétrica.

9) Mantenha-se hidratada! Tome líquidos durante todo o dia e enquanto estiver ordenhando, tenha ao seu lado uma garrafa de água.

10) Pense no seu bebê ou interaja com ele durante a ordenha, isso aumentará os níveis de ocitocina, que é o hormônio que auxilia na liberação do leite materno.

11) Despreze os primeiros jatos de leite e armazene o restante em um recipiente limpo, de preferência um frasco com tampa plástica.

 

O cuidado com a higiene é sempre fundamental!

Lembre-se! Para realizar a ordenha é IMPORTANTÍSSIMO higienizar bem as mãos com água e sabão antes de começar, estar com os cabelos presos e, de preferência, utilizando máscara. Assim podemos prevenir possíveis contaminações.

Em caso de dúvidas, estamos preparadas para te ajudar. Entre em contato conosco, conheça nossos planos e agende uma consultoria.

Referência: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/album_seriado_aleitamento_materno.pdf

Deixe um comentario