Como devo preparar o seio e me preparar para amamentar?
Antigamente recomendava-se o preparo das mamas durante a gravidez para amamentação. Acreditava-se que era preciso “calejar” a pele, preparando-a para a pega do bebê evitando assim fissuras. Porém, atualmente já sabemos que a única prevenção de fissuras é a pega correta. As supostas recomendações para se preparar para amamentar, na verdade, em nada ajudam, pelo contrário, na maioria das vezes tornam-se prejudiciais para a amamentação.
O uso de conchas para ajudar a “formar o bico” não é eficaz. Mesmo que momentaneamente o bico fique um pouco mais protruso, logo ele retornará a posição natural. Isso também serve para seringas que puxam o mamilo. Não existe artefato artificial que modifique a anatomia humana. Além disso, o uso de conchas favorece o aparecimento de candidíase mamária, proliferação de fungos e bactérias, causando dor e desconforto. O ideal é deixar os mamilos bem secos e arejados. Existem vários tipos de mamilos (planos, protrusos, invertidos) e é possível amamentar com todos eles, com orientações e apoio de um profissional capacitado.

Os tipos de bicos
Alguns profissionais indicam ainda os exercícios chamados Manobras de Hoffman, que consiste em puxar o mamilo e girá-lo diariamente. Mas os estudos mais recentes mostram que isso não traz benefício algum.
Durante a gestação, as células ou Tubérculos de Montgomery (aquelas protuberâncias na aréola) produzem a hidratação e proteção natural para aréola e o mamilo. Ao esfregar a região com bucha ou toalhas ásperas estamos retirando esta proteção e favorecendo o ressecamento, o que pode causar feridas. O ideal é higienizar as mamas somente com água, como já ensinamos aqui. O uso de sabonetes pode alterar o pH natural da pele. O uso de cremes hidratantes (assim como as pomadas de lanolina) pode causar a obstrução de ductos e atrapalhar a pega, pois deixa a mama escorregadia. Além disso, a alteração no cheiro e no sabor causado por eles pode fazer com que o bebê recuse o seio. Deixe-o sentir seu cheiro e sabor naturais, isso é um atrativo para chegar até a mama que favorece a amamentação.

Tubérculos de Montgomery, responsáveis pela produção da hidratação e proteção natural da aréola e do mamilo
Já repararam que durante a gestação a pele da aréola fica mais escura? Isso ocorre devido à ação de hormônios que atuam no fortalecimento e aumento da resistência da pele. Mais um motivo para não interferir no que seu corpo já está produzindo naturalmente.
Mas afinal, então o que devo fazer para me preparar para amamentar? A resposta é bem simples, deixe que a natureza se encarregue disso! Leia bastante e informe-se sobre o assunto. Procure o apoio de profissionais capacitados e que realmente apóiem a amamentação. Suas mamas e seu bebê agradecem!
2 Comentarios
E tomar sol ?
Boa noite Renata, tudo bem? Ainda nâo há consenso na literatura sobre os efeitos do banho de sol no preparo das mamas. O Ministério da Saúde nos diz que esta prática nâo traz benefícios, assim como a Organização Mundial de Saúde. Mas também nâo existe estudo que diga que seja maléfico. O melhor preparo é buscar informações sobre o assunto. Trabalhamos com orientaçôes ainda no pré-natal. Caso tenha interesse, entre em contato pelo 99377-5774. Será um prazer poder te ajudar! Um abraço