Por que usar o copinho de leite em vez da mamadeira?

Quando escrevemos sobre o uso dos bicos e mamadeiras (relembre aqui), muitas mães nos procuraram para saber mais sobre o copinho de leite, seus benefícios e a técnica correta para utilizá-lo.

A primeira (e acreditamos ser a mais importante vantagem de usar o copinho) é que ele não interfere na sucção ao seio, pois não provoca a confusão de bicos como ocorre com a mamadeira, explicado no texto passado. A segunda vantagem é que o bebê controla a sua própria ingestão e não tem o leite “jogado” para o fundo da boca como quando ocorre a oferta da mamadeira, diminuindo o risco de engasgos. Isso também auxilia no desenvolvimento do complexo regulador de saciedade que interfere diretamente na obesidade infantil (também já escrevemos sobre obesidade neste texto).

Um copinho de leite não pode ser deixado ao lado do bebê para que ele se alimente sozinho. A pessoa que alimenta o bebê tem que olhar para ele e dar-lhe a atenção que necessita, o que fortalece o vínculo e a interação, favorecendo, consequentemente, o desenvolvimento da linguagem. Outra vantagem é que o copinho é mais fácil de ser lavado com água e sabão caso não exista a possibilidade de fervê-los ou esterilizá-los. E como a probabilidade de carregá-los por longo período é menor, as bactérias têm menos tempo de se propagarem.

 

Quando oferecer o copinho de leite

 

  • Quando a amamentação precisar ser suspensa temporariamente;
  • O bebê não consegue pegar o seio por algum motivo;
  • A sucção do bebê não for eficiente;
  • Mãe e bebê precisarem ficar separados;
  • O bebê precisar de complemento e não for possível a relactação (essa é mais uma técnica que estamos preparados para te orientar).

 

Em todo caso, converse sempre com uma de nossas consultoras antes de iniciar a oferta do copinho.

 

Como ofertar o copinho de leite

 

  1. Escolha um copinho com as bordas viradas para fora, para não machucar a boquinha do bebê;
  2. Em uma posição confortável para você e o bebê, segure-o sentado ou quase sentado no seu colo;
  3. Proteja a nuca do bebê, apoie a cabeça com o polegar na direção de uma das orelhinhas e o indicador na outra, mantendo-a ligeiramente fletida para trás e livre para movimentar-se;
  4. Repouse o copinho no lábio inferior do bebê com as bordas tocando os cantinhos da boca;
  5. Mova um pouco o copinho para que toque a língua do bebê e o leite toque o lábio;
  6. NÃO DERRAME O LEITE NA BOCA DO BEBÊ! Deixe que ele mesmo busque com a língua;
  7. Vire o copinho somente quando o bebê estiver movimentando a língua, os lábios e/ ou as bochechas. Quando ele parar esses movimentos, mova o copinho para baixo, mantendo encostado no lábio inferior. Com o bebê retornando os movimentos, vire novamente o leite na boca.

 

O vídeo abaixo, da Sociedade Brasileira de Pediatria, ilustra melhor como utilizar o copinho. Mas caso ocorra alguma situação que vocês optem por oferecê-lo, marque um horário com uma de nossas consultoras para uma avaliação da melhor técnica a ser utilizada. Lembre-se o acompanhamento de um profissional capacitado é extremamente importante para uma alimentação segura e eficaz para seu bebê!

Deixe um comentario