Ducto entupido: o que fazer?

Saiba se você está com ducto entupido e o que fazer

Uma  das causas de dor muito comum que as mães enfrentam durante a amamentação é a obstrução dos ductos. Isso ocorre quando o leite produzido em uma determinada região não é drenado corretamente, ou seja, quando a mama não está sendo esvaziada corretamente. Pode acontecer devido a pega incorreta em que o bebê não consegue extrair o leite de forma eficaz, ou a baixa freqüência de sucção ao seio, por isso a importância da amamentação em livre demanda. Outra causa freqüente da obstrução de ductos é a pressão exercida em alguma região, devido ao uso de sutiãs ou roupas muito apertados, ou o uso de cremes e pomadas, tampando assim os poros de saída do leite (falamos mais um pouco sobre o uso de pomadas e cremes nesse outro texto).

Como saber se estou com algum ducto entupido?

O ducto entupido provoca nódulos localizados, sensíveis e dolorosos, com vermelhidão e calor na área envolvida, e em geral não vem acompanhado de febre. Frequentemente está acompanhando de um pontinho branco, às vezes imperceptível no mamilo, que pode ser muito doloroso na hora de amamentar.

desenho mostrando um ducto obstruídoducto obstruído causa nódulo dolorido

E o que fazer se eu estiver com ducto entupido?

O melhor a se fazer é prevenir a obstrução dos ductos. Por isso é importante o manejo correto da amamentação, como já falamos anteriormente, amamentar em livre demanda, pega correta, e esvaziamento completo das mamas. Evite o uso de sutiãs muito apertados, assim como pomadas e cremes. Se mesmo assim você apresentar um quadro de ducto obstruído, é importante resolver logo para não evoluir para uma mastite. As medidas para o desbloqueio são as seguintes:

  • Mamadas freqüentes
  • Mudança de posição para mamar, oferecendo primeiro a mama afetada, com o queixo do bebê voltado para a região afetada, assim ele exercerá mais pressão nessa área favorecendo a saída do leite daquele local. Outra posição indicada é a da foto abaixo, pois a gravidade vai ajudar na descida do leite.

desenho de uma mulher amamentando de 4

  • Calor local (compressa morna – ATENÇÃO! FAÇA AS COMPRESSAS SOMENTE COM SUPERVISÃO DE UM PROFISSIONAL)
  • Ordenha manual ou com o uso da bombinha extratora, caso o bebe não consiga esvaziar a mama completamente
  • Se houver pontinho branco no mamilo, retirá-lo esfregando com uma toalha ou utilizando uma agulha esterilizada. Para esse procedimento sugerimos também o acompanhamento de um profissional especializado.

Vale lembrar que essas dicas não substituem uma consulta presencial. O diagnóstico deve ser feito por um profissional e a conduta é individualizada de acordo com cada caso. Estamos à disposição para ajudá-la!

12 Comentarios

  1. Cristiane iricelina arruda-Reply
    24 de janeiro de 2020 at 23:36

    Apareceu uma pintinha branca em mim igual a esta da foto,porém não estou grávida, Muito menos amamentando, o que pode ser?

    • Mônica Almeida-Reply
      28 de janeiro de 2020 at 21:49

      Olá Cristiane, tudo bem? Sugiro que procure um ginecologista ou mastologista. É preciso uma avaliação presencial para te orientar melhor. Um abraço

  2. Izabela-Reply
    15 de março de 2020 at 21:26

    Abaixo do meu mamilo apareceu um caroço, e doe muito quando o bb vai sugar ou vou ordenhar. Seria um ducto entupido?

    • Mônica Almeida-Reply
      17 de março de 2020 at 15:26

      Olá Izabela, tudo bem? Não podemos afirmar nada assim, sem uma avaliação presencial. Procure um profissional capacitado para te ajudar. Você é de Belo Horizonte? Se for, podemos te atender com muito prazer! Um abraço

  3. Iara Campos-Reply
    18 de março de 2020 at 00:56

    Olá não tenho filhos, mais tenho leite e o meu peito direito fica dolorido e quente as vezes e como eu tinha piercing no peito direito acho que o canal ficou um pouco obstruindo e não consigo tirar o leite igual ao esquerdo o que posso fazer pra desentupir o canal e tirar o leite….

    • Mônica Almeida-Reply
      18 de março de 2020 at 16:41

      Boa tarde Iara, tudo bem? Se você não tem filhos e não está grávida, não é normal que tenha leite. Procure um mastologista para investigar o que está acontecendo e te orientar adequadamente ok?! Um abraço

  4. Iara Campos-Reply
    19 de março de 2020 at 00:56

    Me disseram que é pq tenho hormônios demais

    • Mônica Almeida-Reply
      19 de março de 2020 at 20:13

      Iara, sugiro que você investigue isso melhor. Qual a causa desse aumento de hormônios? Se produz tanto assim, a ponto de precisar retirar, tem algo de errado. Você é de Belo Horizonte? Se for, posso te indicar bons profissionais para te ajudar. E te ajudar também na retirada desse leite. Se não for, procure o banco de leite da sua cidade, ou uma consultora pra te ajudar

  5. Vânia-Reply
    22 de março de 2020 at 19:53

    Oi! me tira uma dúvida, meu mamilo está como dessa foto procurei uma mastologista e fiz uma ultrassom da mama e ela falou que era um ducto entupido, morem achei q ficou bem maior depois da consulta e já deixei de amamentar a 3 anos, e possível um surgimento de um ductor depois de 3 anos q não amamento?

    • Mônica Almeida-Reply
      23 de março de 2020 at 20:15

      Boa noite Vânia, tudo bem? Na verdade não seria esperado que você estivesse produzindo leite sem estar grávida ou amamentando, portanto não faz sentido um ducto obstruído. Sugiro que retorne a sua mastologista e investigue melhor o que está acontecendo. Um abraço!

  6. Fabiola-Reply
    23 de março de 2020 at 11:57

    Bom dia .
    Estou com um ducto obstruído , dói demais , meu bebê vai fazer 3 meses . Compressa de água morna resolve ?

    • Mônica Almeida-Reply
      23 de março de 2020 at 20:10

      Boa noite Fabíola, tudo bem? É importante que seja feita uma avaliação presencial por um profissional capacitado para ter certeza que é um ducto obstruído, e que não tenha mais nenhum comprometimento na amamentação. Se realmente for, você pode tomar algumas medidas como tentar ordenhar, colocar o bebê para sugar com o queixinho virado para a região que estiver cheia, amamentar em posição de 4 apoios, massagear e compressa morna no local. Importante frisar que nenhuma dessas orientações substitui uma consulta. Um abraço!

Deixe um comentario