Ducto entupido: o que fazer?

Saiba se você está com ducto entupido e o que fazer

Uma  das causas de dor muito comum que as mães enfrentam durante a amamentação é a obstrução dos ductos. Isso ocorre quando o leite produzido em uma determinada região não é drenado corretamente, ou seja, quando a mama não está sendo esvaziada corretamente. Pode acontecer devido a pega incorreta em que o bebê não consegue extrair o leite de forma eficaz, ou a baixa freqüência de sucção ao seio, por isso a importância da amamentação em livre demanda. Outra causa freqüente da obstrução de ductos é a pressão exercida em alguma região, devido ao uso de sutiãs ou roupas muito apertados, ou o uso de cremes e pomadas, tampando assim os poros de saída do leite (falamos mais um pouco sobre o uso de pomadas e cremes nesse outro texto).

Como saber se estou com algum ducto entupido?

O ducto entupido provoca nódulos localizados, sensíveis e dolorosos, com vermelhidão e calor na área envolvida, e em geral não vem acompanhado de febre. Frequentemente está acompanhando de um pontinho branco, às vezes imperceptível no mamilo, que pode ser muito doloroso na hora de amamentar.

desenho mostrando um ducto obstruídoducto obstruído causa nódulo dolorido

E o que fazer se eu estiver com ducto entupido?

O melhor a se fazer é prevenir a obstrução dos ductos. Por isso é importante o manejo correto da amamentação, como já falamos anteriormente, amamentar em livre demanda, pega correta, e esvaziamento completo das mamas. Evite o uso de sutiãs muito apertados, assim como pomadas e cremes. Se mesmo assim você apresentar um quadro de ducto obstruído, é importante resolver logo para não evoluir para uma mastite. As medidas para o desbloqueio são as seguintes:

  • Mamadas freqüentes
  • Mudança de posição para mamar, oferecendo primeiro a mama afetada, com o queixo do bebê voltado para a região afetada, assim ele exercerá mais pressão nessa área favorecendo a saída do leite daquele local. Outra posição indicada é a da foto abaixo, pois a gravidade vai ajudar na descida do leite.

desenho de uma mulher amamentando de 4

  • Calor local (compressa morna – ATENÇÃO! FAÇA AS COMPRESSAS SOMENTE COM SUPERVISÃO DE UM PROFISSIONAL)
  • Ordenha manual ou com o uso da bombinha extratora, caso o bebe não consiga esvaziar a mama completamente
  • Se houver pontinho branco no mamilo, retirá-lo esfregando com uma toalha ou utilizando uma agulha esterilizada. Para esse procedimento sugerimos também o acompanhamento de um profissional especializado.

Vale lembrar que essas dicas não substituem uma consulta presencial. O diagnóstico deve ser feito por um profissional e a conduta é individualizada de acordo com cada caso. Estamos à disposição para ajudá-la!

Deixe um comentario