Fenômeno de Raynaud na amamentação

O fenômeno de Raynaud na amamentação nada mais é do que a vasoconstrição nos mamilos, levando a uma parada da circulação sanguínea por um breve período de tempo na região. Ele ocorre geralmente logo após as mamadas, e aos poucos a circulação volta ao normal.

 

Sintomas

Os principais sintomas do fenômeno de Raynaud são mamilo esbranquiçado após a mamada e dor/ardência e desconforto no local.

MAmilos esbranquiçados pelo fenômeno de Raynaud

Região esbranquiçada do mamilo, causada pela vasoconstrição e perda de circulação sanguínea no local.

Causas

As causas mais comuns são problemas circulatórios e, nestes casos, geralmente, o fenômeno se manifesta também nas extremidades (dedos dos pés e das mãos). Outra causa pode ser o uso de medicamentos específicos ou deficiência de algumas substâncias no organismo, como cálcio e magnésio.

A sucção exacerbada do bebê ou a presença de traumas mamilares também podem causar vasoconstrição e os sintomas do fenômeno de Raynaud. Por isso é extremamente importante o acompanhamento de uma consultora em amamentação nestes casos, para avaliar se é preciso fazer alguma adaptação na amamentação.

Tratamento

O tratamento será de acordo com a causa da vasoconstrição:

  • O uso de compressas mornas SOMENTE NO LOCAL e até o retorno da circulação e alívio da dor. – A temperatura fria piora os sintomas;
  • Evitar o uso de alimentos que causem vasoconstrição, como os ricos em cafeína por exemplo;
  • Adequar pega e posição do bebê;
  • Eliminar o uso de bicos artificiais – eles prejudicam a pega;
  • Em casos mais graves, em que não há melhora dos sintomas, o médico deverá indicar tratamento medicamentoso.

Vale ressaltar que nenhuma dica substitui uma consulta com um profissional capacitado.  Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente ou procure uma consultora na sua cidade! A amamentação não deve causar dor, deve ser um momento de prazer e bem estar para a mãe e o bebê.

30 Comentarios

  1. ROSEMERE DA SILVA TRAJANO-Reply
    29 de maio de 2018 at 16:48

    Boa tarde , eu tenho exatamente esses sintomas, porém a dor se irradia para as costas como se fosse na costela É uma dor insuportável no frio e não consigo nem andar e nem segurar meu bebê, eu ando encurvada e questão de um minuto mais ou menos a dor Some e depois volta de novo eu sinto isso durante amamentação e após amamentação será que isso é o fenômeno de Round?

    • Mônica Almeida-Reply
      31 de maio de 2018 at 21:36

      Olá Rosemere, tudo bem? Parabéns pela amamentação! Pelo que você está descrevendo, pode ser Fenômeno de Raynaud sim, porém é preciso uma avaliação de um profissional para ter um diagnóstico correto. Você é de Belo Horizonte? Se for entre em contato pelo 99377-5774 para marcarmos um horário. Se não for, procure uma consultora na sua cidade, ou um obstetra.
      Um abraço

  2. ROSEMERE DA SILVA TRAJANO-Reply
    2 de junho de 2018 at 18:54

    Nao, sou de MS fui na mastologista e pelo que me parece nem ela conhecia este fenômeno e pela internet Ela estudou o caso e me receitou nifedipina O que é um vasodilatador comecei a tomar ontem mas tenho medo desses medicamentos ser perigoso para o meu BB Apesar dela falar que é seguro. Será que eu fiz a coisa certa? Na bula diz que ele é liberado no leite materno e isso me preocupou

    • Mônica Almeida-Reply
      3 de junho de 2018 at 13:36

      Se a obstetra fez o diagnóstico e receitou o medicamento, fique tranquila. O que eu recomendo nos casos do fenômeno é utilizar uma compressinha quente SOMENTE no mamilo, que terá efeito vasodilatador. É importante que a compressa toque somente no mamilo ok?! Um abraço

  3. Priscila-Reply
    22 de junho de 2018 at 21:37

    Rosemere,

    Estou sentindo exatamente o mesmo que você! Sinto uma dor insuportavel na pega e durante a sucçao do bebe. São como fisgadas, agulhadas com ardencia.. e as vezes sinto junto fisgadas na axila e pontadas na costela durante a sucçao. Durante a madrugada a dor aumenta..Esta quase insuportavel amamentar 🙁
    Li que a candidiase mamaria se confunde muito com esta sindrome, entao queria saber se apos vc tomar este remedio que sua medica receitou se os sintomas desapareceram.
    Obrigada!

    • Mônica Almeida-Reply
      23 de junho de 2018 at 12:27

      Olá Priscila, tudo bem? É isso mesmo, os sintomas se confundem bastante.
      Acho legal essa troca de experiências entre mães, para se fortalecerem. Mas precisamos ter um pouco de cuidado, nem sempre o que deu certo para uma vai dar certo para outra. Os diagnósticos podem ser diferentes. Então sugiro que procure um profissional para saber a melhor conduta no seu caso ok?! Se precisar, estou à disposição!
      Um abraço

  4. Luana Aguiar-Reply
    28 de junho de 2018 at 15:58

    Mamães tive o diagnóstico de candidíase mamária e realmente os sintomas são muito parecidos com essa síndrome, fiz todo o tratamento desde medicamentos até restrição na alimentação e não obtive melhora, foi necessário parar de amamentar no seio esquerdo e fiquei amamentando apenas com o direito.

    • Mônica Almeida-Reply
      5 de julho de 2018 at 22:24

      Olá Luana, tudo bem? Lamento muito pela sua experiência, obrigada por compartilhá-la no nosso blog! Mas é importante ressaltar que cada caso é um caso, e que cada uma deve seguir as condutas orientadas pelo médico ou profissional de saúde que acompanha.Nem sempre o diagnóstico é o mesmo, e mesmo que seja, cada mãe e bebê traz consigo suas particularidades que devem ser respeitadas e levarão a condutas diferentes. Se precisar de alguma ajuda, estou à disposição!
      Um abraço

  5. Amanda Hermogenes silva-Reply
    29 de junho de 2018 at 11:57

    Estou em tratamento de caneidiase ha 15 dias com fluconazol e daktarin, e esse sintoma se mostra presente ate hoje e ainda faltam 2 semanas de fluconazol, nao aguento maiss e mibha medica não da a importância, ela só diz q tenho q esperar o tratamento acabar. Vou começar o nifedipino por conta mesmo mas queria saber se tem problema por ter o fluconazol junto!

    • Mônica Almeida-Reply
      5 de julho de 2018 at 22:20

      Oi Amanda, tudo bem? Parabéns pelo filho e pela amamentação! Lamento muito a sua dor, sei que você não merece passar por isso. Infelizmente em relação a medicação não posso te orientar, pois não sou médica e não tenho formação profissional para isso. Mas o que posso te dizer é para seguir as orientações que sua médica ou o profissional que estiver te acompanhando te passarem. Caso queira uma avaliação e orientações não medicamentosas, estou à disposição! Será um prazer poder te ajudar!
      Um abraço

  6. Silene Harbs-Reply
    25 de julho de 2018 at 16:50

    Oi estou com muita ardencia no bico da mama direita fica vermelho e fisga, quando.inha bebe mama doi mais ainda pode ser cândida ?
    E o que posso fazer em casa pra aliviar?

    • Mônica Almeida-Reply
      25 de julho de 2018 at 17:55

      Boa tarde Silene, como vai? É difícil falar assim sem ver você pessoalmente. Procure um médico obstetra ou uma consultora de amamentação presencial para te darem um diagnóstico correto ok?!
      Um abraço

  7. Raquel-Reply
    28 de julho de 2018 at 06:25

    Olá! Tenho muita sensibilidade e dor no bico do seio, e qndo amamenta piora. Porém a dor e sensibilidade não desaparecem após as mamadas.
    Tenho dificuldade até de carregar meu bebê pra fazer dormir ou arrotar. Pq tudo que encosta dói.
    Não vejo meu mamilo esbranquiçado.
    Será que tenho essa síndrome de raynnaud?

    • Mônica Almeida-Reply
      30 de julho de 2018 at 14:18

      Olá Raquel, tudo bem? É complicado dar um diagnóstico assim, sem avaliar presencialmente. Agende uma consulta com o obstetra ou então com uma consultora em amamentação para te ajudar. Se você for de Belo Horizonte, entre em contato pelo 99377-5774 que será um prazer te ajudar! Um abraço

  8. Ana-Reply
    3 de agosto de 2018 at 23:43

    Oi, Monica. Tudo bem?
    Fui diagnosticada com candidíase mamária assim que comecei a amamentar o meu filho.
    Fiz o tratamento com 6 comprimidos Fluconazol (1x por semana) e tomei mais 4, por conta, pois a dor não ia embora 😩 Hoje o meu filho tem 6 meses e sigo com dores insuportáveis durante e depois de amamenta-lo. Já fui no mastologista, já fiz aplicações de laser e as fisgadas, queimação e agulhadas continuam! Estou desesperada! Vc poderia me indicar algum médico que conheça essa síndrome de Raynaud (em SP capital), pois desconfio que seja esse o meu problema. Obrigada.

    • Mônica Almeida-Reply
      5 de agosto de 2018 at 20:40

      Olá Ana, estou bem e você?
      Nossa, você não merece ficar passando por isso. Em São Paulo, tem a pediatra e consultora em amamentação Dra. Kelly, do pediatria descomplicada. Com certeza ela poderá te ajudar.
      Desejo melhoras!
      Um abraço

  9. Cynthia-Reply
    11 de agosto de 2018 at 05:49

    Olá Mônica eu tb sinto as tais fisgadas com muita dor pós mamada principalmente na mama Direita. Ja tratei fissura nessa mama c laser, ja fiz de td, cismei c a candida mamária mas minha consultora avaliou e disse q não é. Pelos relatos das mães e leitura vejo q pode ser obstrução de ducto lactifero mas não consigo melhorar c a pega do bb nem em posição invertida. Não sei mais o q fazer. Mas interessante a dica de colocar a compressa somente no mamilo. Eu tava colocando em toda mama.

    • Mônica Almeida-Reply
      20 de agosto de 2018 at 21:16

      Olá Cynthia, como vai? Parabéns pelo seu bebê!
      Tentou fazer a compressinha só local? Como você já está sendo acompanhada por uma consultora, sugiro que siga as orientações dela, pois ela que te conhece pessoalmente, te avaliou e vai saber qual a conduta correta a tomar ok?!De qualquer forma estou à disposição!
      Um abraço!

  10. Renata Jachini Rubia-Reply
    14 de agosto de 2018 at 14:36

    Boa tarde meninas estou sofrendo muitoooo com os sintomas desse Fenomeno de Raynoud ja passei por 2 medicos ninguem tem uma cnclusao do caso, eu por conta faço compressas mornas mais estou quase no meu limite de dor so cheguei ate agora amamentando pela minha filha que hj esta com 2 meses nao sei ate qndo aguento se alguem tiver alguma dica me passe por favor !!!

    • Mônica Almeida-Reply
      20 de agosto de 2018 at 21:19

      Oi Renata, tudo bem? Parabéns pela filha e pela amamentação!
      Você não tem que ficar sofrendo com a amamentação ok?! Nem merece passar por isso… a amamentação deve ser boa para os dois lados, mãe e bebê. Se não estiver sendo boa para um dos dois, não há razão para continuar. Procure um profissional capacitado a te ajudar. Você é de Belo Horizonte? Se for entre em contato comigo para marcarmos um horário, seria ótimo poder te ajudar!
      Um abraço!

  11. MILENA NOGUEIRA GRACZECK-Reply
    25 de agosto de 2018 at 14:15

    Fiz tratamento para a cândida e a dor até diminui mas passou 6 dias da medicação a dor voltou e tenho dores horríveis quando minha filha pega o bico, durante a amamentação e depois também. Leva um tempo para parar. Meu médico receitou o Adalat retard mas não tem no mercado esse remédio. E não consegui iniciar o tratamento para saber se melhora.

    • Mônica Almeida-Reply
      28 de agosto de 2018 at 21:33

      Olá Milena, tudo bem? Esse medicamento é contra indicado durante a amamentação. Sugiro que procure outro profissional para te ajudar no diagnóstico e indicar o tratamento correto ok?!
      Um abraço!

  12. Priscila-Reply
    25 de setembro de 2018 at 18:37

    Olá…minha filha tem quase dois meses, sinto dores horríveis no seio direito, começa doer 10min depois que ela mama e dura umas duas hrs..são fisgadaa horríveis,agulhadas…já tomei antiflamatorio,mas não passa. Estou achando que é Raynaud… obrigada pelas dicas, marquei consulta em uma mastologista

    • Mônica Almeida-Reply
      25 de setembro de 2018 at 20:08

      Oi Priscila, boa noite! Que bom que te ajudamos um pouquinho! Mas não deixe de ir ao mastologista, nossas dicas não substituem uma consulta ok?! Um abraço e boa sorte

  13. Rayra-Reply
    7 de outubro de 2018 at 07:15

    Olá,

    Estou com os mesmos sintomas a diferença é que só ocorre após amamentar e somente no período da tarde, fico pensando se ainda assim pode ser essa síndrome, espero que não. Por acaso estes sintomas acabam algum dia? Sabe dizer a causa?

    • Mônica Almeida-Reply
      7 de outubro de 2018 at 11:50

      Olá Rayra, como vai? O que causa isso é uma vaso constrição no mamilo, geralmente por causa de frio ou quando o bebê suga muito forte. Sugiro que procure um médico angiologista para te indicar um tratamento e aliviar os sintomas ok?! Um abraço!

  14. Sandra-Reply
    9 de outubro de 2018 at 07:25

    Olá sinto dores em formato de fisgada, pontada é agulhadas muito forte após uns 15 minutos de amamentação. Procurei um mastologista que fez um ultrassom e disse que eu não tinha nada, que pelo meu bebê ter 1 ano e 6 meses o ideal para melhorar era desmamar. Fui buscar uma solução para continuar a dar de mamar é tive que ouvir isso rs. Pesquisei na internet, não conformada e me identifiquei muito com o fenômeno de Raynaud e vi que o médico angiologista poderia me ajudar e fui atrás disso. Marquei com um médico especialista no fenômeno e quando ele foi me atender pelos sintomas que eu descrevi na ficha ele sentou comigo e me questionou se era com ele mesmo que eu ia passar, se Não era com a ginecologista. Resumindo contei o caso a ele e ele chamou uma médica que tava amamentando pra ver se ela podia me ajudar, ela olhou por cima e nada acrescentou, ele ficou sem graça, não tinha o que me falar é disse que ele só podia me falar algo pela experiência de pai de 4 filhos. Decepção total rs. Vou lutar por minha conta, já entendi o meu corpo e no meu caso, sinto for quando o bebê suga com muita força, então somente ofereço o seio que tenho dor, após ela mamar no outro é estar bem calma, está foi minha solução pra não sentir dor. As vezes sinto poucas pontadas de leve, mas não fortes e por 1 hora como antes. Espero ter ajudado e se alguém puder me indicar um especialista sou de SP. Bjus mamães

    • Mônica Almeida-Reply
      13 de outubro de 2018 at 20:23

      Olá Sandra, como vai?! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! Parabéns por continuar amamentando mesmo com tantos desafios e encontrando pessoas desmotivadoras em seu caminho.
      Procure pela Dra. Kely, do Pediatria descomplicada. Ela é pediatra e consultora em amamentação, com certeza poderá te ajudar!
      Um abraço

  15. Edna-Reply
    15 de outubro de 2018 at 12:49

    Eu sinto umas fisgadas no peito esquerdo ,após dar de mamar é muito ruim desconfortável.fica uma hora ou mais é passa .será q é esse fenômeno
    ? Já.nao estou querendo dar mais esse ladp parainha bebê por q a sensação é muito ruim
    Mas .já ta maior q o outro.me ajuda minha.bebe t só um mês

    • Mônica Almeida-Reply
      25 de outubro de 2018 at 23:24

      Oi Edna, como vai? Parabéns pela filha e pela amamentação!
      Não podemos afirmar que é o fenômeno sem uma avaliação presencial. Você é de Belo Horizonte? Vamos marcar uma consultoria para pode te ajudar! Se for de outra cidade, procure algum profissional capacitado para poder te ajudar ok?! Um abraço

Deixe um comentario