Algumas vezes acontece de uma mãe que está amamentando engravidar, e aí surge a dúvida: grávida pode amamentar? Durante muito tempo, acreditou-se que amamentar tendo outro bebê no ventre, poderia gerar um aborto espontâneo. Isso porque a ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite, é também responsável pelas contrações uterinas. Mas sabemos que essas contrações não são suficientes para gerar o aborto.

Amamentação em Tandem

A amamentação em Tandem ocorre quando a mãe nutre dois bebês em idades diferentes. Ou seja, desde quando nutre um que ainda está no ventre e amamenta o outro, até quando continua amamentando os dois após o nascimento do segundo filho.

amamentação em tandem: gravida pode amamentar

Amamentar duas crianças não é tarefa fácil, por isso é mais importante ainda ter um tempo para descansar. É fundamental que você tenha uma rede que apoie sua decisão de amamentar os dois filhos. Converse muito com seu filho mais velho e explique a ele que agora ele terá que dividir o mamá com o irmãozinho mais novo, para evitar conflitos. E a preferência deverá ser do mais novo. Seu filho mais velho já está mais imune e tem outras fontes de alimentação. Já para o recém nascido, é questão de sobrevivência.

Com o nascimento do bebê, muitas vezes o maior rejeita o seio, pois o colostro apresenta sabor diferente do leite maduro (que ele está acostumado a ingerir). Mas isso geralmente passa, com a descida do leite de transição o sabor volta ao que era antes (leia mais aqui sobre as diferenças do leite materno).

Um mito que permeia essa decisão é o de que o filho mais velho irá roubar os nutrientes do filho mais novo. Mas isso não é verdade. A natureza é sábia, e seu corpo produz exatamente o que os dois filhos vão precisar! Se não fosse assim, por que teríamos duas mamas não é mesmo?! E aumentando o número de sucções quando o menor nascer aumentará também sua produção de leite. Confie em você e na sua capacidade de alimentá-los! Também já escrevemos sobre a produção de leite aqui.

Por fim, procure profissionais da área atualizados sobre o assunto. Não deixe que opiniões de outras pessoas desinformadas interfiram na sua decisão. Grávida pode amamentar sim! E você pode continuar amamentando as duas crianças depois do nascimento também! Lembre-se que o leite materno ainda é importante para o seu filho mais velho. Pode ser cansativo e pesado, mas também um momento mágico e muito prazeroso! Conte com a gente!

Deixe um comentario