Higiene com as mamas durante amamentação

Existe algum segredo de higiene com as mamas durante a amamentação? Qual o segredo para higienizar bem os seios?

Apenas água!!! Simples assim. A limpeza ou higiene com as mamas durante amamentação deve ser realizada apenas com água, sem sabão, loções antissépticas, álcool  ou qualquer outro produto específico de limpeza.

Deve-se utilizar somente água na higiene com as mamas durante amamentação

 

Sabe por quê?

Os sabonetes e loções possuem um pH que pode causar secura da área do mamilo. O uso desse tipo de produto remove uma secreção oleosa produzida por glândulas localizadas na aréola, chamadas Montgomery, que mantém a área hidratada, evitando rachaduras ou lesões.

Glandulas de Montgomery e a higiene com as mamas durante amamentação

 

Devemos ficar atentas a outro problema que pode surgir com o uso de sabonetes e loções: a rejeição ao seio. Caso exista algum resíduo dessas substâncias no mamilo da mãe, o bebê em contato com o sabor, muitas vezes desagradável, pode não querer continuar amamentando ao seio. Além disso, o cheiro desses produtos pode causar rejeição pela criança. A secreção produzida pelas glândulas de Montgomery apresenta um cheiro característico que ajuda o bebê a identificar a mãe e o guia até o seio, sendo de grande importância para essa ligação entre mãe e filho.

 

 

 

 

E como eu devo fazer?

Quando você tomar banho deixe a água correr para os seus seios, isso é o suficiente!

Não há necessidade de se limpar com água cada vez que você vai amamentar. Caso você transpire muito ou realize alguma atividade física e se sinta mais confortável fazendo isso, tudo bem, mas não é uma regra.

Lembre-se de manter os mamilos sempre secos, pois o excesso de umidade pode ajudar no crescimento de bactérias e fungos indesejáveis.

Vale lembrar também que o uso de buchas e outras indicações para preparar o seio para amamentar são apenas mitos. Hoje em dia já sabemos que o melhor preparo para amamentar é a informação. Por isso, entre em contato com a gente. Estamos preparadas para te dar todas as informações mais atuais sobre a amamentação!

6 Comentarios

  1. 24 de julho de 2016 at 08:21

    Amei esse post,muito útil, sou mamãe e temos que cuidar mais das mamas. Pois achei que precisava de cremes e etc…

  2. Luize-Reply
    10 de dezembro de 2018 at 14:44

    Que delicia de ser ler, ainda estou grávida, e já tomo alguns devidos cuidados com as mamas.

  3. Andreia chirlei-Reply
    24 de dezembro de 2018 at 06:42

    Como devo preparar meu seio pra amamentação?

  4. 7 de setembro de 2019 at 09:37

    Estou na minha 3 gestação meu sonho é amamentar pois nas duas anteriores não tive leite por ser prematuro e a seguir gemelar gostaria de orientação para que eu possa ter leite.

    • Mônica Almeida-Reply
      9 de setembro de 2019 at 11:56

      Olá Jussara, tudo bem? Sugiro que faça uma consultoria antes do nascimento para se sentir mais preparada para esse momento. Você é de Belo Horizonte? Entre em contato comigo no 99377-5774 para marcarmos, vai ser um prazer te ajudar! Um abraço

Deixe um comentario