Mamadeiras e chupetas são prejudiciais?

A Organização Mundial de Saúde contra indica o uso de mamadeiras e chupetas, bicos intermediários de silicone e outros acessórios similares devido aos riscos que trazem para a amamentação. Mas muitas mães não sabem ao certo o que pode acontecer. Confusão de bicos, desmame precoce e alterações dentárias e de fala são alguns exemplos. Quando for necessário a utilização de outro meio de administração do leite materno (como na volta ao trabalho por exemplo), recomendamos a utilização do copinho (que ensinaremos em breve).

 

– Confusão de bicos

A confusão de bicos ocorre porque o bico da mamadeira não exige que o bebê realize movimentos de sucção tão complexos quanto o seio. Por isso, ao ser colocado ao seio, a tendência é que ele recuse-o, pois agora conhece uma forma mais fácil de se alimentar. E isso leva consequentemente ao desmame precoce, pois sabemos que o que estimula a produção do leite é a sucção do bebê. Quanto menos o bebê sugar o seio, menor vai ser a produção de leite. Nos casos em que você precise ficar muitas horas longe do seu filho, realize a ordenha como já ensinamos aqui para evitar a diminuição da produção do leite.

mamadeiras e chupetas podem causar recusa do seio da mãe

 

– Alterações ósseas, dentárias e de fala

Não cansamos de repetir que a natureza é perfeita, ainda mais se tratando de mãe e filho. Seu seio foi feito perfeitamente para o correto desenvolvimento dos ossos e de toda a musculatura da face do seu filho. Os bebês possuem o que chamamos de retrognatismo fisiológico (mandíbula pequena e retraída), e a língua é grande para a cavidade oral. Os movimentos de sucção vão fazer com que mandíbula e língua se posicionem de forma adequada, além de fortalecer e desenvolver todos os músculos (lábios, língua, bochechas, queixo) e ossos da face, evitando assim futuros problemas de mastigação, de deglutição, de respiração e de fala.

A sucção de bicos artificiais (seja de mamadeira ou chupetas) não estimula corretamente essas estruturas, causando alterações de força, de posicionamento, e deformidades na arcada dentária como dentes separados ou má oclusão mesmo quando a criança ainda não tem dentes, pois toda a estrutura óssea já estará comprometida.

mamadeiras e chupetas podem causar deformações na arcada dentária, como esta mordida aberta anterior

 

– Cárie de mamadeira

O uso da mamadeira favorece o aparecimento de cáries porque geralmente o conteúdo leva muito açúcar, e as crianças já tomam deitadas e dormem sem escovar os dentes. Lembrando que o leite materno possui os níveis de açúcar adequados e NÃO causa cáries (claro que a higiene oral dos bebês não deixa de ser fundamental).

mamadeiras e chupetas, quando utilizadas com alimentos com excesso de açúcar, podem contribuir para formação de cáries

 

O uso da chupeta de forma indiscriminada

 

Alguns bebês apresentam uma necessidade maior de sucção, que não é suprida com o aleitamento materno. Para esses casos, aconselhamos que o uso da chupeta seja feito com orientação de um fonoaudiólogo (como nossas consultoras) e não de forma indiscriminada. Somente um profissional capacitado saberá se é esse o caso do seu filho ou não. Entretanto, o que observamos é que a maioria dos pais oferecem a chupeta aos seus filhos como forma de acalmá-los na hora do choro para suprir seu desconforto. Para isso, sugerimos que acolha seu filho. Dê colo, bastante carinho e atenção, converse com ele de forma serena para acalmá-lo. Deixe o bebê amamentar sob livre demanda. A chupeta foi criada para substituir o seio materno, e não o contrário.

Caso ainda esteja com dificuldades em acalmar seu bebê, comunique com uma de nossas consultoras. Existem outras técnicas para acalmar o bebê, como a Shantala por exemplo (que oferecemos aqui e explicamos um pouco mais aqui).

 

Se mesmo assim os pais optarem em ofertar mamadeiras ou chupetas, algumas recomendações são fundamentais:

 

– Opte pelo uso dos bicos ortodônticos de silicone. Esses bicos são os menos diferentes do seio materno, e o silicone é mais durável do que o látex.

prefira mamadeiras e chupetas com bicos ortodônticos de silicone

– Troque os bicos de mês em mês, pois o uso causa deformidades e consequentemente sucções mais prejudiciais.

– Higienização: ferva as mamadeiras e chupetas por pelo menos 5 minutos antes de cada utilização.

– Não aumente o furo do bico da mamadeira. Algumas mães costumam fazer esta modificação por ser mais prático, mas além de causar engasgos, isso estimula menos ainda a sucção do bebê. Observe as embalagens dos fabricantes, para cada idade e cada consistência alimentar há um bico específico. Furos menores que o adequado também podem exigir esforço demais do bebê.

– Não passar nenhum alimento ou outro produto na chupeta. Isso favorece o aparecimento de cólicas, de alergias alimentares e de cáries.

– Não pendurar brinquedos, fraldinhas, etc. na chupeta, pois o peso pode piorar ainda mais as deformidades na arcada dentária.

– Não deixe a criança dormir com a chupeta. Ela frequentemente se torna um vício, e quanto mais se usa, mais difícil é de retirá-lo.

 

É válido reforçar que o uso de mamadeiras e chupetas deve ser feito somente com a indicação e acompanhamento de um profissional capacitado. O mesmo serve para os bicos intermediários de silicone. Por isso, estamos ao seu dispor. Entendemos que cada família é única e traz consigo suas particularidades. Estamos aqui para orientá-los, ouvi-los, e apoiá-los na decisão que acharem melhor!

Deixe um comentario