Meu bebê quer colo e peito o tempo todo

Entenda a teoria da exterogestação

Diferente da maioria dos outros animais, o ser humano não nasce apto a andar, não fala, não enxerga, não tem capacidade de interpretar os sons, não senta, não sustenta a cabeça e não tem capacidade de se alimentar sozinho. Ou seja, ele nasce totalmente dependente da mãe e as vezes só quer peito o tempo todo.

O antropólogo Ashley Montagu criou a teoria da exterogestação, que tem sido amplamente divulgada pelo pediatra Harvey Karp. Essa teoria nos diz que a gestação não dura somente 9 meses, mas sim 12, sendo os últimos 3 no ambiente extra uterino. Esse período seria a transição do bebê de dentro da barriga da mãe para a vida aqui fora e sua adaptação.

Quando nascem, os bebês ainda não sabem que são seres separados da mãe. Para eles os dois são um ser só. Além disso, vieram de um ambiente totalmente escuro, onde ficavam bem apertadinhos, ouviam os sons internos e a voz da mãe e recebiam alimento o tempo todo via cordão umbilical. Por isso é comum o bebê querer ficar grudadinho na mãe, ele ainda não se reconhece como ser distinto. E isso nos dá a impressão de que ele quer peito o tempo todo.

E o que podemos fazer para ajudar o bebê?

A resposta é simples: procure estratégias que o façam remeter ao ambiente intra uterino. Desta forma ele se sentirá seguro e vai descobrindo aos poucos que ele e a mãe são seres separados.

Fazer o casulinho com o bebê é ótimo! Ele se sentirá como se estivesse dentro do útero, bem apertadinho.

Bebê quer peito o tempo todo - passo a passo para colocá-lo no casulinho

Como fazer o casulinho com o bebê

Outro ótimo aliado é o sling. Com ele, você terá as mãos livres para realizar outras tarefas enquanto o bebê fica grudadinho em você o tempo todo. Ele estará ouvindo o seu batimento cardíaco, assim como ouvia dentro da barriga. Estará regulando a temperatura corporal de acordo com a sua. Você sabia que isso ajuda a evitar cólicas? Os bebês se desgastam muito tentando ajustar a temperatura corporal sozinhos, o que acaba gerando gases e desconforto abdominal! Isso também favorecerá a amamentação, pois a proximidade do seu bebê estimula sua produção de leite e ele poderá mamar a qualquer momento.

posição do bebê no sling por faixa etária - meu bebê quer colo e peito o tempo todo

Como o bebê fica posicionado no sling

Por falar em amamentação, durante este período parece que o bebê quer peito o tempo todo não é mesmo? Como falamos anteriormente, dentro do útero ele recebia alimento constantemente via cordão umbilical. Por isso ele ainda não consegue controlar os horários de mamada. Assim, é importante manter a livre demanda.

Fique tranqüila que aos poucos ele vai estabelecendo uma rotina. E lembre-se: bebês não sugam o peito só para conseguir alimento. Eles têm necessidade da sucção não nutritiva, que acalma e traz segurança (falamos um pouco mais sobre isso aqui). E também será a sucção do bebê que irá regular sua produção de leite. Por isso, ofereça o seio sempre que o bebê quiser. As outras estratégias que citamos ajudam a tranqüilizar o bebê, e tendem a diminuir essa vontade de ficar no peito o tempo todo.

Outras técnicas que trazem tranqüilidade e ajudam o bebê a lembrar do ambiente uterino são o banho de balde e a shantala. Imitar o som do útero (um shhhhh constante) também ajuda. Existem alguns aplicativos de celular com este som, mas o ruído de um secador de cabelos ou aspirador de pó são bem parecidos.

Resumindo um pouco tudo isso, existe o método 5s, que o pediatra Dr. Daniel Becker mostra no vídeo a seguir::

Mas não vou deixar meu filho mal acostumado assim?

Não! Bebês não tem a capacidade de manipular os adultos. Eles não estão fazendo manha e não ficarão mal acostumados. Eles precisam se sentir seguros e amados para conseguirem desenvolver bem suas habilidades.

Entendemos que seja cansativo, e por isso reforçamos mais uma vez a importância da mãe ter uma rede de apoio, para que se dedique exclusivamente ao bebê. E logo essa fase irá passar e você sentirá falta de ter seu filho grudadinho em você. Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente. Estamos à disposição para te atender!

33 Comentarios

  1. Rosana-Reply
    8 de dezembro de 2017 at 07:58

    Meu bebê tem um mês e 10 dias ele não larga o peito pra nada apenas quando pega no sono,ele quer ficar o dia todo. Eu acho bem cansativo ficar sentada o dia todo não consigo fazer nada, até quantos meses o bebê sente essa necessidade de sucção? É normal o seio ficar dolorido?

    • Mônica Almeida-Reply
      11 de dezembro de 2017 at 21:42

      Olá Rosana, como vai? Parabéns pelo bebê e pela amamentação!
      Não é normal o peito ficar dolorido. O ideal seria você ser avaliada por uma consultora em amamentação. Você é de Belo Horizonte mesmo? Se for, entre em contato no 99377-5774 que podemos marcar um horário. Se não, procure o banco de leite de sua cidade.
      Entendo que seja cansativo e desgastante, mas tente pensar que é apenas uma fase que logo vai passar e você sentirá saudades. Isso tente a diminuir por volta dos 3 meses, mas cada bebê tem seu ritmo.
      Um abraço!

  2. Estela-Reply
    27 de maio de 2018 at 22:37

    Meu bebê tem 8 dias de nascido, a primeira noite ele até dormiu bem, dormiu cerca de 5 horas seguidas, mas agora ele não dorme direito, mama, dorme uma horinha e já quer peito. Quando não é isso, dou peito, ele dorme, coloco no berço ou carrinho, cinco minutos depois ele já está chorando, e não se contenta no colo, quer peito, e tudo se repete… Como resolver??😖

    • Mônica Almeida-Reply
      28 de maio de 2018 at 19:28

      Olá Estela, tudo bem? Parabéns pelo bebê e pela amamentação! É preciso fazer uma avaliação para saber se está tudo bem com a amamentação. Você é de Belo Horizonte mesmo? Se for, entre em contato pelo 99377-5774 para marcarmos um horário. Se não, procure o banco de leite de sua cidade ok?!
      Um abraço

  3. 6 de junho de 2018 at 13:10

    Meu bb tem 56 dias e só fica no peito e cochilando no colo n dorme nada durante o dia todo. A noite acorda só 1 x. Só quer meu colo, qnd dorme coloco no berço ele acorda.
    Tô exausta.

    • Mônica Almeida-Reply
      8 de junho de 2018 at 20:59

      Olá Fernanda, tudo bem? Parabéns pelo bebê e pela amamentação! Entendemos que seja cansativo e desgastante, mas tente pensar que é apenas uma fase passageira. Logo logo você sentirá saudades desses dias!
      Se preferir, entre em contato com a gente para marcar uma consultoria. Será um prazer enorme poder te ajudar!
      Um abraço

    • Michele Nacif-Reply
      31 de agosto de 2018 at 10:38

      Bom dia Fernanda !
      Minha BB está com 3 meses , fica exatamente assim como vc descreveu.
      Seu BB já “desgrudou” um pouco !?
      Minha e assim desde os primeiros 30 dias. Peito e colo dia todo !!!!
      Exausta.
      Abraços

  4. Claudia Ostermann-Reply
    15 de junho de 2018 at 19:42

    Meu bebê tem 3 meses e meio. Essa coisa dele só querer ficar no colo vai até quando??

    • Mônica Almeida-Reply
      9 de julho de 2018 at 19:59

      Olá Cláudia, tudo bem? Parabéns pelo bebê! Cada um tem o seu ritmo, mas geralmente dura até por volta dos meses mesmo. Se ainda estiver persistindo por muito tempo, entre em contato comigo para poder te ajudar ok?!
      Um abraço

  5. Hosana-Reply
    17 de junho de 2018 at 00:54

    Olá sou mãe de gêmeos como fazer quando as duas choram querendo ficar no peito? Não por fome.

  6. Fernanda-Reply
    7 de julho de 2018 at 15:47

    Ola , minha Bebe tem 4 meses e só que dormir nos braços , não consigo deita lá ela já acorda , também não quer tomar do meu leite na mamadeira apenas só mama se for direto no meu peito . Tenho que voltar a trabalhar como que eu faço ?

  7. ROSANE DE ARAUJO FRANCISCO-Reply
    9 de julho de 2018 at 13:50

    Meu filho tem 50 dias e só que ficar no peito o dia todo só larga pra dormir , todos estão dizendo que meu leite não o sustenta por ter sido um bebê macrossomico , me sito péssima , não queria dar fórmula não sei oq faço será que ele realmente esta o tempo todo com fome ou quer aconchego?

    • Mônica Almeida-Reply
      9 de julho de 2018 at 19:52

      Olá Rosane, tudo bem? Parabéns pelo filho e pela amamentação!
      Não se sinta assim, sabemos como é difícil não ceder a tantos palpites. Se seu bebê estiver bem de saúde, fazendo xixi direitnho, ganhando peso etc, não há porque se preocupar com isso. É comum sim, até por volta de 3 meses os bebês quererem ficar mais no colo por um aconchego (leia com atenção o texto que ele te dá dicas em relação a isso). Porém, se ele estiver com dificuldade no ganho de peso, não estiver fazendo xixi bem, é importante a avaliação de um profissional ok?!
      Um abraço

  8. ALINE TAMARES DINIZ MESSIAS-Reply
    27 de julho de 2018 at 10:31

    Olá minha bebê tem 23 dias e chora muito quando não está no peito ela passa quase 20 horas por dia no peito não dorme durante o dia não sei o q fazer, no hospital a pediatra disse q era fome então decidir dar a fórmula duas vezes ao dia ela fica mais calma mais não quero largar a amamentação então deixo ela no peito o dia todo mais não posso nem ir ao banheiro q ela chora desesperadamente, o que devo fazer?

    • Mônica Almeida-Reply
      30 de julho de 2018 at 14:12

      Olá Aline, como vai? Parabéns pela filha e pela amamentação! É preciso fazer uma avaliação para saber o que está acontecendo. Você é de Belo Horizonte? Se for entre em contato pelo 99377-5774 para marcamos uma consultoria, será ótimo poder ajudar vocês. Se não for, procure uma consultora em sua cidade ou o banco de leite ok?! Um abraço

  9. Maria Renata Lopes Da Silva-Reply
    30 de julho de 2018 at 20:32

    Olá boa noite minha bebe tem 10 dias
    Só quer ficar no peito, mama de hora em hora
    As veses até menos. Oq eu fasso? Será se meu leite está fraco ?

    • Mônica Almeida-Reply
      1 de agosto de 2018 at 21:55

      Olá Maria, tudo bem? Parabéns pela filha e pela amamentação!
      Não existe leite fraco, falamos um pouco mais sobre os mitos da amamentação nesse outro texto: http://www.aconchegoamamentacao.com.br/index.php/10-mitos-sobre-amamentacao/

      Sugiro uma avaliação de um profissional capacitado para saber o que está acontecendo. Se você for de Belo Horizonte, entre em contato comigo pelo 99377-5774 para marcarmos uma consultoria, vai ser um prazer poder te ajudar! Se não for, procure o banco de leite de sua cidade ou então uma consultora particular ok?! Um abraço!

  10. Jacqueline Gomes-Reply
    1 de agosto de 2018 at 13:52

    Olá! Parabéns pelo post, muito humano e tranquilizador. Meu filho está com 4 meses e meio. Ele só dorme se for no peito. É normal ?

    • Mônica Almeida-Reply
      1 de agosto de 2018 at 21:57

      Oi Jacqueline, como vai? Obrigada pelo carinho!
      O que eu sugiro é que você busque a avaliação de uma consultora do sono infantil. Isso geralmente não é uma dificuldade com amamentação, mas sim alguma coisa na rotina do sono que não está muito legal. Essa profissional vai poder te ajudar melhor do que eu. Um abraço!

  11. Evelin Pedras-Reply
    5 de agosto de 2018 at 06:26

    Olá. Eu tenho um bebê de 1 mês que só quer ficar no colo e no peito. Está tendo ganho de peso mas não como o esperado. Durante o dia, costuma mamar de hora em hora. Durante a noite o intervalo é bem menor chegando a 30 em 30 minutos. Estou preocupada com a eficácia da amamentação. O pediatra vai reavalia-lo na próxima semana para definir se iniciaremos ou não a complementação. Estou muito ansiosa quanto a isso pois tenho medo dele não mamar mais no peito. Até então, estou seguindo os princípios da livre demanda.
    Tem um detalhe. Eu preciso usar o bico de silicone para conseguir amamentar. Ainda na maternidade me foi indicado pela pediatra depois de várias tentativas,
    da pega correta no peito, sem sucesso.

    • Mônica Almeida-Reply
      5 de agosto de 2018 at 20:53

      Olá Evelin, como vai? Entendo sua preocupação.
      Com o uso do bico de silicone, o bebê precisa fazer mais força para extrair o leite. O que PROVAVELMENTE está acontecendo é que ele está se esforçando muito, por isso cansa, mas logo fica com fome de novo pois não extraiu a quantidade de leite que precisa. Isso é apenas uma suposição ok?! É preciso uma avaliação presencial. Você é de Belo Horizonte? Se for, entre em contato comigo pelo 99377-5774. Se não, me diga qual a sua cidade para indicar uma consultora para você.
      Um abraço

  12. Juliana-Reply
    9 de agosto de 2018 at 16:54

    Ola minha bebe vai completar 2 meses e só fica quieta no peito ou dormindo no colo, se coloco no carrinho ou na cama ela acorda.

    • Mônica Almeida-Reply
      10 de agosto de 2018 at 22:54

      Olá Juliana, tudo bem? Parabéns pela filha e pela amamentação! Conforme explicamos no texto, isso é normal que aconteça até por volta dos 3 meses. Caso persista depois desse período, procure uma consultora do sono infantil, é a profissional mais capacitada para te ajudar ok?!
      Um abraço

  13. Katy-Reply
    2 de setembro de 2018 at 14:00

    Boa tarde! Meu bebê está com 50 dias, durante a noite dorme muito bem, acorda no máximo 2 vezes para mamar. Porém durante o dia quer só ficar no peito, fica procurando com a boquinha o tempo todo e tbm se dorme o coloco no carrinho ou berco e ele acorda já solicitando, faço várias coisas para distrai lo, a principio as vezes da certo por um determinado tempo, mas dps começa novamente . Ele está com.o peso ideal. Sera que ele faz meu peito DE CHUPETA? Ou eh normal queter mamar de hr em hr?

    • Mônica Almeida-Reply
      3 de setembro de 2018 at 21:02

      Olá Katiny, tudo bem?
      Parabéns pelo bebê e pela amamentação!
      Cada bebê tem um ritmo para mamar, e pode ser que o seu queira mamar em intervalos menores. Até porque o estômago dele ainda é bem pequeno, e o leite materno é muito fácil de ser digerido, então é normal que ele sinta fome rápido mesmo. Se o ganho de peso e o xixi estão adequados, é sinal de que está tudo bem! Lembrando que essas dicas não substituem a consulta com o pediatra ok?!
      Um abraço!

  14. Daniely-Reply
    4 de setembro de 2018 at 17:50

    Boa tarde! Tenho uma filha de 1 ano e 2 meses ela ainda mama, e ta fazendo meu peito de chupeta tem dias que ela quer o tempo todo tem sido bem cansativo pra mim. Ela chora e só se acalma com o peito não seu mais o que fazer preciso de ajuda.

    • Mônica Almeida-Reply
      18 de setembro de 2018 at 22:01

      Olá Daniely, tudo bem? Imagino como deve ser cansativo mesmo isso para você. Você é de Belo Horizonte mesmo? Podemos marcar uma consultoria do desmame, o que você acha? É difícil dar dicas assim sem conhecer vocês e saber o que realmente está acontecendo, o ideal seria uma avaliação presencial.
      Um abraço

  15. Ana Claudia Cunha Santos-Reply
    2 de outubro de 2018 at 12:17

    Oooo boa tarde! Meu bebê também só fica no colo, quando vou colocar ele na cama ele acorda! E fica pouco tempo no colo dos outros, ele chora como estivesse passando fome. Ele mama no peito, e toma intercalado 60 ml duas vezes ao dia aptamil active pois ele tem intestino preso. Mas as pessoas em minha volta quer, que eu faça uma mamadeira de 120 ml pois fala que meu leite não está sustentando ele tem 2 meses e 4 dias. Tá difícil aguentar tanto as pessoas.

    • Mônica Almeida-Reply
      4 de outubro de 2018 at 19:50

      Olá Ana Claudia, como vai?! Parabéns pelo seu bebê e por seguir com a amamentação mesmo com tantos palpites. Sabemos que não é fácil encarar os palpiteiros, mas siga firme! As decisões sobre a amamentação cabem somente a você e seu filho. Sinta-se acolhida por nós! Um abraço!

  16. Ana Caroline Barbosa Pimenta-Reply
    5 de outubro de 2018 at 08:35

    Bom dia
    Meu bebê tem 1 mês e 5 dias, daqui 2 dias ele completa 2 meses. Há duas semanas ele já não dorme mais direito, antes ele dormia de 2 a 3 horas seguidas , agora ele não consegue dormir, vejo que ele estar com sono , mas mesmo assim não consegue dormir. Dou o peito quando ele quer, ele dorme, e de 5 a 10 minutos depois ele acordar com um chorinho leve querendo mais peito, e assim vai meu dia, com o bebê o dia inteiro no colo mamando e dormindo. O que eu faço? Estou fazendo algo errado?

    • Mônica Almeida-Reply
      5 de outubro de 2018 at 19:00

      Olá Ana Caroline, tudo bem? Parabéns pelo bebê e pela amamentação!
      É preciso saber porque ele começou a agir assim. Aconteceu alguma coisa diferente nesse período? Ele ficou doente? Vocês ficaram separados mais tempo que o normal? Caso não tenha acontecido nada diferente, é preciso avaliar o que está acontecendo. Entre em contato, vamos agendar uma consultoria para ter certeza que está tudo bem! Um abraço

Deixe um comentario