O uso de cosméticos durante a amamentação

Tem dúvidas de quais os cosméticos pode utilizar enquanto amamenta? Nós vamos te ajudar!

 

A maioria das mulheres é vaidosa e gosta de se cuidar, não é mesmo? E não é só porque está amamentando que vai deixar de se sentir bonita. Mas eu posso utilizar cosméticos durante a amamentação sem riscos de prejudicar a saúde do bebê?

O Ministério da Saúde classifica o uso de cosméticos durante a amamentação em três grupos: uso compatível com a amamentação, uso criterioso durante a amamentação e uso contra indicado durante a amamentação. Isso significa que os de uso compatível são seguros para serem utilizados durante a amamentação; os de uso criterioso devem ser usados avaliando-se o risco/ benefício, durante o menor tempo e a menor quantidade possíveis; e os contra indicados não devem ser utilizados pelo risco evidente de efeitos colaterais. Estes mesmos critérios são utilizados para classificar o uso de medicamentos e outras drogas e substâncias, como já falamos um pouco mais aqui.

Classificação do uso de cosméticos durante a amamentação pelo Ministério da Saúde

Uso compatível com a amamentação:

  • Implantes de silicone (mais sobre este tema aqui)
  • Tinturas para cabelo (desde que não contenha o metal chumbo)

Uso criterioso durante a amamentação:

  • Amônia
  • Hidroquinona
  • Piercings (uso criterioso no mamilo, devido ao risco de danos aos ductos mamários)
  • Tatuagens (uso criterioso no mamilo e aréola, pelo risco de dermatite e obstrução de ductos)
  • Toxina Botulínica Tipo A (Botox)

Uso contra indicado durante a amamentação:

  • Formol (risco de intoxicação).

 

Caso ainda tenha alguma dúvida, converse com seu obstetra ou pediatra de seu filho. É sempre bom ter o respaldo de um profissional competente antes de tomar suas decisões. E lembre-se que as dicas que damos aqui, não substituem uma consulta.

 

Link para o material do Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/amamentacao_uso_medicamentos_2ed.pdf

Deixe um comentario