Shantala e seu bebê

Já conhece a Shantala para bebês e os benefícios que ela traz?

Outro serviço que oferecemos na Aconchego – além da consultoria em amamentação, consultoria em desmame gentil, atendimento de fonoaudiologia neonatal, testes da orelhinha e da linguinha – é o curso de Shantala. A Shantala é uma técnica de massagem milenar indiana que ajuda a acalmar e relaxar o bebê e aumentar o vínculo entre os pais e o recém-nascido.

Um pouco de história

Durante um passeio pela Índia, o médico francês Frédérick Leboyer viu uma mulher na calçada, massageando seu bebê, e ficou encantado com aquela cena. O nome dela era Shantala, e o médico decidiu homenageá-la colocando seu nome nessa técnica. O ambiente em que se encontravam era completamente hostil, mas a beleza e a harmonia da cena da massagem fizeram com que transformasse tudo a sua volta. Na Índia, a massagem não tem um nome específico, pois trata-se de uma prática da rotina de cuidados com o bebê passada de gerações a gerações.

Registro de Shantala e seu bebê por Leboyer

Um dos registros de Shantala e seu bebê por Leboyer

O toque

O estímulo tátil ajuda o bebê a se acalmar quando sente dor, porque chega ao cérebro mais rápido do que o estímulo doloroso. Ele libera hormônios com efeito semelhantes a da morfina, que atua na eliminação da dor e aumenta a sensação de prazer. Além disso, o toque é uma ótima maneira de os pais aumentarem o vínculo com o bebê e transmitir amor e carinho. É através dele que conhecem melhor o corpo do filho e como ele se comunica. O contato pele a pele ajuda o bebê a se acalmar, a controlar a temperatura corporal e os batimentos cardíacos.

 

Benefícios

Bebê relaxa com a técnica da Shantala

  • Relaxa o bebê
  • Elimina tensões
  • Equilibra os sistemas energético e emocional
  • Elimina insônia e choro sem motivo aparente
  • Proporciona segurança
  • Melhora a imunidade
  • Melhora cólicas, gases e distúrbios intestinais
  • Diminui problemas respiratórios
  • Melhora traumas de nascimento e carência afetiva
  • Bebês que nascem de cesárea, geralmente tem aversão ao toque por não terem tido a experiência sensorial de passar pelo canal vaginal. A Shantala ajuda a diminuir isso, facilitando assim o contato dos pais com o bebê
  • Mais tarde, a Shantala auxilia também no engatinhar, no aprendizado de abrir e fechar as mãos, pegar e soltar e na noção corporal e espacial.
  • Estudos mostram que adultos que receberam Shantala quando bebês, tem melhor autoestima

 

Shantala e amamentação

Só pelo aumento do vínculo que a Shantala proporciona, já dá pra saber que ela vai ajudar também na amamentação, não é mesmo?! Além disso, é indicado que a massagem seja realizada diariamente no mesmo horário. Isso auxilia também no estabelecimento da rotina da amamentação e do bebê em geral. Aqueles que apresentam dificuldade para amamentar por terem refluxo ou qualquer outro sintoma gastrointestinal, por aversão ao toque, por dificuldade de afeto etc., com a Shantala terão mais facilidade em amamentar!

Bebê recebe a Shantala

Entre em contato conosco e agende seu horário! Será um grande prazer ajudar você a fortalecer ainda mais o vínculo com seu bebê. Qualquer dúvida estamos à disposição por e-mail, telefone ou whatsapp.

Deixe um comentario