Já conhece a Shantala para bebês e os benefícios que ela traz?
Outro serviço que oferecemos na Aconchego – além da consultoria em amamentação, consultoria em desmame gentil, atendimento de fonoaudiologia neonatal, testes da orelhinha e da linguinha – é o curso de Shantala. A Shantala é uma técnica de massagem milenar indiana que ajuda a acalmar e relaxar o bebê e aumentar o vínculo entre os pais e o recém-nascido.
Um pouco de história
Durante um passeio pela Índia, o médico francês Frédérick Leboyer viu uma mulher na calçada, massageando seu bebê, e ficou encantado com aquela cena. O nome dela era Shantala, e o médico decidiu homenageá-la colocando seu nome nessa técnica. O ambiente em que se encontravam era completamente hostil, mas a beleza e a harmonia da cena da massagem fizeram com que transformasse tudo a sua volta. Na Índia, a massagem não tem um nome específico, pois trata-se de uma prática da rotina de cuidados com o bebê passada de gerações a gerações.

Um dos registros de Shantala e seu bebê por Leboyer
O toque
O estímulo tátil ajuda o bebê a se acalmar quando sente dor, porque chega ao cérebro mais rápido do que o estímulo doloroso. Ele libera hormônios com efeito semelhantes a da morfina, que atua na eliminação da dor e aumenta a sensação de prazer. Além disso, o toque é uma ótima maneira de os pais aumentarem o vínculo com o bebê e transmitir amor e carinho. É através dele que conhecem melhor o corpo do filho e como ele se comunica. O contato pele a pele ajuda o bebê a se acalmar, a controlar a temperatura corporal e os batimentos cardíacos.
Benefícios
- Relaxa o bebê
- Elimina tensões
- Equilibra os sistemas energético e emocional
- Elimina insônia e choro sem motivo aparente
- Proporciona segurança
- Melhora a imunidade
- Melhora cólicas, gases e distúrbios intestinais
- Diminui problemas respiratórios
- Melhora traumas de nascimento e carência afetiva
- Bebês que nascem de cesárea, geralmente tem aversão ao toque por não terem tido a experiência sensorial de passar pelo canal vaginal. A Shantala ajuda a diminuir isso, facilitando assim o contato dos pais com o bebê
- Mais tarde, a Shantala auxilia também no engatinhar, no aprendizado de abrir e fechar as mãos, pegar e soltar e na noção corporal e espacial.
- Estudos mostram que adultos que receberam Shantala quando bebês, tem melhor autoestima
Shantala e amamentação
Só pelo aumento do vínculo que a Shantala proporciona, já dá pra saber que ela vai ajudar também na amamentação, não é mesmo?! Além disso, é indicado que a massagem seja realizada diariamente no mesmo horário. Isso auxilia também no estabelecimento da rotina da amamentação e do bebê em geral. Aqueles que apresentam dificuldade para amamentar por terem refluxo ou qualquer outro sintoma gastrointestinal, por aversão ao toque, por dificuldade de afeto etc., com a Shantala terão mais facilidade em amamentar!
Entre em contato conosco e agende seu horário! Será um grande prazer ajudar você a fortalecer ainda mais o vínculo com seu bebê. Qualquer dúvida estamos à disposição por e-mail, telefone ou whatsapp.
Deixe um comentario